terça-feira, 25 de setembro de 2007

Literatura Barroca

Literatura é a forma de expressar por escrito todo o processo histórico social do momento, com muitos efeitos especiais.
Escritores buscam transmitir no texto sua visão da realidade com muitas emoções.
A forma de escrever um texto não possui regras fixas o autor manipula a palavra e exploram A intelectualidade dos leitores.
BARROCO
Iniciou-se em Portugal aproximadamente em 1580, quando Camões morreu, e o país perdeu sua autonomia, passando a estar sob domínio espanhol.
O período caracterizou se por um somatório de 2 vertentes literárias: Renascentista e Idade Media.
Em outras palavras, a produção literária barroca abandonou parcialmente o classicismo renascentista e voltou se para o espiritismo medieval.
Nesse sentido o barroco, ao mesmo tempo em que possuía um embase amento racional(renascentista), reproduzia filosofias cristas(medievais).
O barroco foi a síntese da tentativa de unir o homem renascentista com a tradição religiosa medieval. O homem barroco trazia consigo a dualidade resultante da fusão desses contrastes.
Na produção literária, o reflexo desse conturbado período apareceu tanto na aspecto formal quanto no conteúdo .
O maior nome da época é o do Padre Antônio Vieira, grande orador e epistológrafo português, Destaca se também Padre Manuel Bernardes, Rodrigues Lobo e D. Francisco Manuel de Mello.
Obarroco chegou ao fim com a fundação da Arcádia Lusitana, em 1756, que deu inicio ao arcadismo.
Na poesia obscena satírica, Gregório de Mattos não apresenta qualquer requinte voluptuoso. Sua visão do amor físico é agressiva e galhofeira. Quer despertar o risco ou o comentário maldoso da platéia. Por isso, manifesta desprezo pela concepção crista do amor que envolve a camada espiritual, conforme podemos verificar no texto abaixo:


“ O amor é finalmente
Um embaraço de pernas,
Uma união de barrigas,
Um breve tremor de artérias.
Uma confusão de bocas,
Uma batalha de veias,
Um reboliço de ancas,
Quem diz outra coisa, é besta.”

Gregório Mattos

Um comentário:

Unknown disse...

barroco era o hormem